Cine-Neddate apresenta: Mulheres das Águas e Uma Árvore Bonita

Postado por espindolathays em 14/nov/2022 - Sem Comentários

O Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (Neddate) convida para a Atividade de extensão Cine-Neddate.

Filmes: Mulheres das Águas – Uma história de mulheres e marés & Uma Árvore Bonita.

Direção: Beto Novaes.

Data: 30/11/2022 – 18 hrs.

Local:  Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) – R. Prof. Lara Vilela, 126 – São Domingo I, Niterói (RJ).

Debatedores: Beto Novaes, Érika Frazão e Jacqueline Botelho.

Mediação: Sandra Morais

Sinopse Mulheres das Águas: Um retrato da vida e da luta das pescadoras nos manguezais do Nordeste do Brasil. O modo de vida e a sobrevivência de suas famílias estão ameaçados pela poluição de grandes indústrias e pelo turismo predatório, causadores de danos ao ecossistema. O documentário destaca o engajamento e a resistência dessas mulheres em busca da preservação e demarcação dos territórios pesqueiros, manutenção e ampliação dos seus direitos sociais, melhoria das condições de trabalho e da saúde.

Sinopse Uma Árvore Bonita: Percursos escolares e participação nos projetos e programas sociais mudaram o curso da vida de quatro jovens negros na cidade de Salvador. Seus relatos expressam indignação frente ao racismo e outras formas de discriminação social que marcam a experiência de uma grande parte da juventude brasileira.