Rodas de Conversa do NEDDATE: Ato-Lançamento da Revista Trabalho Necessário (15/06/2021)

Postado por espindolathays em 01/jun/2021 - Sem Comentários

Convidamos para o ato-lançamento da Revista Trabalho Necessário (TN39)que versa sobre a temática A Reforma do Ensino Médio na contramão da democracia. O ato contará com a presença de Dermeval Saviani.

Por que um Ato-Lançamento? Além de nos alegrar e festejar o resultado do de um trabalho coletivo, pensamos que esse é um espaço para indignar, gritar e protestar contra uma reforma que é parte constitutiva do golpe de 2016. Assim, trata-se de um ato pelo direito à educação inteira! 

O Ensino Médio tem sido historicamente objeto de muitos debates, derivados da falta de consensos acerca de sua função. Ele tem sido entendido ora como fase preparatória para o ingresso no mercado de trabalho ou ora para o ingresso na universidade. Tratam-se de duas formas superficiais e insuficientes de se pensar essa etapa da educação básica e da relação que nela se deve estabelecer entre conhecimentos disciplinares e processo produtivo. Nas políticas oficiais e nas ações de Estado tem prevalecido uma visão instrumental que entende o ensino médio a serviço do desenvolvimento de capacidades específicas de trabalho, em detrimento de um projeto de formação ampla dos sujeitos.

A Reforma do Ensino Médio, iniciada com a edição da MP n. 746/16 e consolidada com a aprovação da Lei n. 13.415/17, estabeleceu as diretrizes para um processo regressivo no frágil processo de democratização do Ensino Médio experimentado nos anos anteriores. Orientada pela compreensão pragmática da formação dos jovens de origem trabalhadora, que têm seu futuro fortemente ameaçado, a Reforma já é objeto de muitos estudos e análises.

Esse número da Revista reúne artigos resultantes de pesquisas que tratam do processo de implementação da Reforma do Ensino Médio em vários estados brasileiros, sob uma perspectiva crítica e emancipadora. Traz também entrevista, artigos da reforma pensada e outros que nos ajudam a refletir o Ensino Médio brasileiro e a sua função. Chamamos a atenção para alguns documentos históricos importantes que nos permitem recuperar e contextualizar o debate sobre a função do ensino médio que se fazia nas últimas décadas do século passado e que se renovam nos tempos atuais.

Nesse sentido, gostaríamos de contar com a presença e os depoimentos de todos vocês no Ato-Lançamento no dia 15 de junho – 15 horas! O mesmo poderá ser acompanhado pelo facebook do Neddate.

Um abraço e até lá.

Monica Silva e Ronaldo Araujo (Organizadores)

Lia Tiriba, José Luiz Antunes e Maria Cristina Rodrigues (Editores)

         

          

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

boletim-aelac-1

Notícias

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content