Transmissão ao vivo do Curso Livre “O Golpe de 2016 e a Educação no Brasil” – FE/UNICAMP

Postado por thaynaoliveiira em 06/abr/2018 - Sem Comentários

Durante o período de 15 de março à 28 de junho, a Faculdade de Educação da Unicamp estará realizando o Curso Livre “O Golpe de 2016 e a Educação no Brasil”. Além disso, o evento contará com a transmissão ao vivo das aulas, toda quinta-feira das 17h às 19h, em parceria com o Coletivo Socializando Saberes.

O curso se inspira na disciplina proposta e lecionada pelo professor Luis Felipe Miguel, do departamento de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB) e que posteriormente, ganhou adeptos em outras tantas universidades públicas brasileiras. Tendo por objetivo, analisar o contexto histórico do golpe de Estado no Brasil, entendido como mecanismo de manutenção e controle do Estado pela elite dominante, focando particularmente no Golpe de 2016 e seus desdobramentos no processo de sucateamento da educação estatal (pública) brasileira.

Segue abaixo as aulas realizadas até o momento e que encontram-se disponíveis:

Aula de AberturaA crise política no Brasil, o golpe e o papel da educação na resistência e na transformação com o Prof. Dermeval Saviani

Aula 2 – Os golpes de Estado no Brasil República e a educação com o Prof. José Claudinei Lombardi

Aula 3 –  O Golpe de 2016 e a cultura: relações raciais e de gênero com a Profª. Ângela Soligo

Aula 4O Golpe no Brasil e a reorganização imperialista em tempo de globalização com o Prof. Barnabé Medeiros Filho

Para acompanhar a transmissão ao vivo, acesse este site.